27 de jun de 2012

A Regra dos Terços - por @Rafaellang_





Alguns leitores me perguntaram o que era a opção Regra dos Terços (Rule of Thirds) presente na ferramenta Crop do Photoshop. Pois bem. Para responder essa questão, convidei meu camarada Rafael Lang para que escrevesse um artigo sobre a famosa Regra dos Terços que você pode acompanhar abaixo.


A Regra dos Terços

Como fotógrafo, é o seu trabalho ver além da imagem que você criou, é dar sentimento, aparência de proximidade, despertar a emoção e paixão pelo objeto retratado.

Ao realizar o uso das regras básicas de composição e organizar os elementos fotografados, você chama e prende a concentração do observador para algum ponto especifico da sua foto. Como um “diretor”, você precisa entender o que o seu público quer ver, os sentimentos que serão despertados e então usar essa mistura dos elementos mais importantes de sua foto para chamar a atenção paraa sua imagem.

Ao usar os elementos gerais da fotografia você obtém como parâmetro uma série de fatores primordiais; – O primeiro é o ajuste perfeito do brilho, os contrastes, a intensidade de pontos de luz que formam a fotografia. Osnossos olhos tem o desejo de seguir o contorno da luz brilhante na cena fotografada, então se caso tenhamos uma foto de um céu brilhante, é BEM provável que o primeiro local que olhemos seja este.

– O segundo ponto é  a nitidez, é o foco que nos revela ou esconde certos pontos da imagem despertando o nosso maior interesse.
– E finalmente, o elemento que mais agrada nossos olhos, a cor, que nos chama a atenção e não nos deixa sair a vista para o quadro como um todo mas sim por partes que mais nos são interessantes.

Estes são de fato algumas das filosofias em torno da composição como todos já sabem, mas a mais fácil de se começar a falar é de fato “a regra dos terços”, que usa o principio de simplesmente se dividir o seu viewfinder por três na hora de fotografar, faz-se a regra usando duas linhas verticais e duas horizontais dividindo a cena em nove partes iguais da seguinte maneira.



A chave para usar este método é basicamente a de colocar osujeito fotografado próximo ou sobre uma de seus pontos de convergência (marcadas com os pontos vermelhos). Ao colocar o objeto fotografado próximo a esses pontos, você dará ao seu observador espaço para o olho se locomover por toda a sua foto, já que a única coisa que você quer é que ele veja logo de cara o tema no meio da foto e não observe direito a essência passando logo para a próxima imagem. Ainda assim falemos também sobre as linhas do horizonte.

Geralmente você pode colocar a linha do horizonte na linha superior ou inferior, isso vai depender de qual área você vai querer dar maior destaque. Se usa a linha superior, você terá duas porções de terra e uma de céu, dando assim maior ênfase no chão. Usando duas porções de céu para uma de terra, você estará dando a maior atenção para o céu e as nuvens. E dividindo ao meio você não dará grande atenção a nenhuma das partes, não ficando assim bonito.

A grande exceção ao dividir a sua fotografia em duas partes, é quando nela contém objetos refletidos, como fotos de montanhas em lagos ou prédios em poças d'água, essa é uma situação em que está tudo bem você balancear a foto em duas partes pois assim você estará mostrando ambas as partes.

Já que a fotografia é plana, é um espaço de duas dimensões, você precisa criar um sentido de profundidade usando os elementos fotografados na cena para criar a impressão de tridimensionalidade.
Isso deve ser feito incluindo diferentes e distintos espaços para que o olho percorra a foto da seguinte maneira: primeiro plano, plano intermediário e plano de fundo, usando estes três espaços você dará ao observador certa profundidade à sua imagem

Autor: Rafael Lang 


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